Guia para Calouro de Moda 2

A segunda parte do nosso Guia Para Calouros de Moda serve para todo mundo. Parece meio óbvio tudo o que vocês vão ler mas acredite, é super comum ver esses tipos de situações nos corredores da faculdade. A galera da moda tem essas síndromes mais aguçadas, acho que o status de fashion student sobe um pouco na cabeça das pessoas e ficamos rotulados por adjetivos desnecessários. Sem contar que ser sem  noção é desagradável, afasta as pessoas e ninguém vai confiar no seu trabalho. Não precisa ser o legal-gente-boa-trouxa com todo mundo mas educação e coleguismo não faz mal. 


1- Esteja aberto para novas amizades! É na faculdade (principalmente de moda) que a gente faz as amizades mais loucas. Pessoas que compartilham do mesmo sonho mas que são totalmente diferentes de como somos. Cabelo, corpo, jeito, personalidade, gênios, gêneros, filosofia... É hora de aprender a lidar com as diferenças. Afinal, seus colegas de turma serão seus futuros colegas de trabalho. Se for difícil lidar com essas pessoas nas aulas, imagina no mercado de trabalho? Seja livre de preconceitos, deixe sua mente aberta. É a chance de fazer amizades incríveis e de bônus você ampliar seu networking.

2- Seja atualizado! Estudante de moda tem que estar atento em tudo. Trabalhamos com tendência e comportamento, então mantenha-se atualizado. Olhe as pessoas, leia jornais, leia revistas, vá a exposições, leia livros, informe-se sobre economia e política. Isso mesmo! Tudo influência a indústria da moda e sua função é estar  informado sobre um pouco de tudo. Afinal, como criar uma coleção sem base no que acontece no contexto em que vivemos? Projetar uma coleção com materiais caros em tempos de crise, por exemplo, não rola, né? 

3- Não seja arrogante! Isso mesmo, amigos. Não se comporte como se você fosse a próxima deusa da moda. SONHE E BUSQUE ISSO! Mas não vale menosprezar os outros pela sua autoestima elevada. Tem sempre uma galera que julga os colegas por milhões de motivos e no final, quem menos você esperava faz um trabalho lindo. Também tem que ter humildade para aceitar as críticas dos amigos e, principalmente, dos professores. Você está ali para aprender. Não tenha vergonha de dizer que não sabe, que errou... Sugar todo o conhecimento que seus professores tem ainda é pouco. 

4- Conheça o básico! Tem coisas que são básicas pra quem ama moda. Muita gente acha que pra cursar moda tem que saber desenhar ou costurar mas (na minha humilde opinião) você precisa mesmo é conhecer sobre alguns assuntos. Por exemplo, é legal já saber os grandes nomes da moda como Chanel, Yves Saint Laurent, Jean Paul Gaultier, Givenchy, Paul Poiret... Os estilistas e ícones brasileiros, Zuzu Angel, Ronaldo Fraga, Vitorino Campos. Acompanhar as semanas de moda. Conhecer alguns tecidos. Eu não consigo entender alguém que diz que ama moda e não sabe nem quem foi Coco Chanel (isso é verdade, gente!). Ter uma noção dos movimentos artísticos e principais períodos da história. Você não precisa ser uma enciclopédia ambulante da moda, mas algumas coisas são leis. Curiosidade nesse meio é tudo. É como se você amasse economia e não saber como anda o próprio  país. É como amar jornalismo e não se interessar em ler ou ver jornais. Outra dica valiosa é, não espere que a faculdade te ensine tudo. Muito das nossas experiências e aprendizado vem do que buscamos ao longo dia, com percepção e leitura. Entre com o básico, aproveita bastante TUDO e saia com uma bagagem de conhecimento incrível.


5-  Dedicação total! Esqueça as polêmicas e fofocas da sala e concentre-se no seu trabalho. Um trabalho bem feito chama a atenção dos professores, dos colegas, entra pro seu portifólio e é um aprendizado. Respire fundo e entre de cabeça nos projetos. Xô preguiça! Pode ser  que o trabalho que te fez perder horas de entretenimento te dê a chance de conseguir um estágio naquela marca super legal. Os professores tem contatos e recebem pedidos de indicação. Mais um motivo para se empenhar. E se mesmo assim não aparecer um estágio, a dedicação te faz ser um profissional melhor, não perca as esperanças. Sua hora vai chegar!

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários. ;)
E fica ligado que logo teremos a parte 3 do nosso guia! 
Tecnologia do Blogger.